VOLTAR

Índio participa de evento sobre Aids

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
02 de Dez de 2002

No dia mundial de combate à doença ocorreram atividades em várias cidades do país

Os índios Terena, da reserva indígena de Taunay, em Mato Grosso do Sul, se mobilizaram ontem, no Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Cerca de 3 mil índios, de nove aldeias da região, participaram do 1o Encontro Terena de Prevenção à Aids. Em várias cidades do país ocorreram atividades relacionadas à data.

Quase 400 mil pessoas estão contaminadas com o vírus HIV/AIDS no Brasil, das quais muitas desconhecem o mal. A informação é da oficial de Programas de Educação e Saúde da Unesco, Cristina Raposo.

Segundo ela, dados do Ministério da Saúde mostram que há 222 mil casos notificados de HIV/Aids, mas a estimativa é de que 600 mil pessoas sejam portadoras da doença.

Cristina alerta para o fato de que somente 1% da população faz o teste para saber se é soropositivo. É importante que pessoas com comportamento de risco (relações sexuais sem preservativo e usuário de droga injetável) procurem os centros de teste.

Cristina Raposo informou ainda que desde a Assembléia Geral das Nações Unidas sobre HIV, em 2001, a Aids se tornou prioridade para a Unesco, que em todo o mundo vem desenvolvendo trabalho de educação e prevenção, priorizando os jovens, mulheres e a população pobre. Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas sobre o HIV/Aids, 42 milhões de pessoas possuem a doença no planeta. No Brasil, o organismo tem parceria com mais de 600 Organizações Não-governamentais, que assistem pessoas vulneráveis à contaminação ou que convivem com o HIV/Aids.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.