VOLTAR

Índio não quer mais apito. Agora índio quer livros!

Gazeta do Iguaçu - http://www.gazeta.inf.br
Autor: Anselmo Cordeiro
06 de Nov de 2013

Inscrições ao Vestibular Indígena se encerram na sexta-feira

Quem achava que uma casa de passagem para os povos indígenas era grande coisa, que passe a tratar os índios com mais respeito e dignidade. Eles terão um vestibular especial, o Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, cujas inscrições seguem abertas até a próxima sexta-feira. Ao todo são 12 universidades estaduais envolvidas, entre elas a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ofertando seis vagas cada. Verdadeiro avanço e valorização de uma raça e não as chacotas que cercaram a discussão sobre a casa de passagem.

Esse Vestibular visa ao atendimento da Lei Estadual número 13134, de 18/04/2001, e da Lei Estadual número 14995, de 09/01/2006, que reserva vagas em cada uma das universidades públicas estaduais do Paraná para serem disputadas exclusivamente entre os índios integrantes das sociedades indígenas do estado. Nesta edição, a Instituição responsável pela elaboração e execução do Vestibular é a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

As fichas de inscrições, portanto, devem ser enviadas ao Campus da Uenp, em Jacarezinho - Paraná. Rua Padre Melo, 1200. CEP - 86400-000, até o próximo dia 8. As provas também serão realizadas no Campus da Uenp, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2013. Aos candidatos inscritos, serão disponibilizados alimentação e alojamento entre os dias 10 e 12 de dezembro.

As provas são distribuídas da seguinte forma: no primeiro dia (11), será realizada a prova oral de Língua Portuguesa; no segundo dia (12), a prova será escrita com questões de Língua Portuguesa - Interpretação de Textos, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Redação.

A classificação dos candidatos será feita por sua opção de instituição escolhida e, a partir desse critério, por ordem decrescente dos escores obtidos pela somatória dos pontos atribuídos em cada uma das provas.

http://www.gazeta.inf.br/caderno1/indio-nao-quer-mais-apito-agora-indio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.