VOLTAR

Índio morre baleado em confronto com a PF

CB, Brasil, p. 8
09 de Nov de 2012

Índio morre baleado em confronto com a PF

ANNA BEATRIZ LISBÔA

Um índio mundurucu, de 30 anos, foi encontrado morto um dia depois de desaparecer no município de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá (MT). O índio foi baleado em um confronto com a Polícia Federal na manhã de quarta-feira. O corpo foi encontrado boiando no Rio Teles Pires, segundo confirmou o coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) na região, Clóvis Nunes.
O confronto aconteceu no segundo dia da Operação Eldorado, desencadeada pela PF para combater a extração ilegal de ouro em terras indígenas dos mundurucus e caiabis no norte de Mato Grosso e em mais seis estados. Além do índio morto, cinco ficaram feridos no confronto. Dois estão internados em Cuiabá, um deles em estado grave. Segundo a assessoria da Polícia Federal em Mato Grosso, três agentes foram atingidos por flechas e tiros, mas não correm risco de morrer. Dezessete índios foram levados à sede da PF em Sinop para prestar depoimento. O confronto aconteceu no momento em que os agentes destruíam dragas usadas pelos garimpeiros. Após o confronto, a operação foi suspensa.

Correio Braziliense, 09/11/2012, Brasil, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.