VOLTAR

Índio mata comerciante em Belém (PA)

Folha de S. Paulo-São Paulo-SP
18 de Jan de 2005

Um índio amanaié, do Pará, matou a tiros, na tarde de ontem, um comerciante que estava com um grupo de pessoas caçando e pescando dentro de uma área indígena próxima à Paragominas, a 319 km de Belém.

Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) em Marabá, os índios relataram por rádio que deram vários avisos para que o grupo saísse da área antes de atirarem contra o grupo.

A Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar o ocorrido. Hoje à tarde, a Polícia Civil recebeu autorização federal para entrar na área (aldeia Saraua) e retirar o corpo do homem morto, identificado apenas como Mário. Ele seria dono de uma lanchonete em uma comunidade rural.

O delegado Paulo Renato Pinto, da Polícia Civil do Pará, disse que não se trata de conflito entre índios e pescadores, mas, sim, de um fato isolado entre duas pessoas (um índio e um não-índio).

Duas pessoas do grupo de cinco homens que conseguiram escapar da área foram até a polícia relatar o incidente. Um inquérito já foi aberto para apurar o incidente.

De acordo com a Funai, freqüentemente os índios amanaiés têm reclamado de invasão a suas terras. O órgão afirma que cobrou mais rigor de fiscalização ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.