VOLTAR

Índio de 22 anos comete suicídio em Sapucaia

Dourados Agora
08 de Abr de 2008

O índio caiuá Justino da Silva, de 22 anos, foi encontrado morto ontem, enforcado na casinha de sapé, na Aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia (MS). O corpo foi encontrado pela mãe da vítima. Ela cortou a corda amarrada a uma viga, na tentativa de reanimar o filho. De acordo com o Midiamax, o pai dele, Quirino da Silva, disse aos investigadores de Coronel Sapucaia que o filho tinha ingerido bebido alcoólica na noite anterior

Só em 2 008, oito indígenas suicidaram-se em aldeias de Mato Grosso do Sul. Segundo o Midiamax, a média é de uma morte a cada 12 dias e as vítimas eram nativos com idades variando entre 14 até 35 anos

Dados da Funasa mostram que, em 2007, ocorreram 42 casos de suicídios entre indígenas no Estado. Suicídios são tratados pela Fundação como questão de saúde pública. Apenas na reserva indígena de Dourados, foram 13 casos de suicídio no ano passado (até 22 de dezembro de 2007).

O gerente do Projeto Vigisus II, da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Carlos Coloma, disse em entrevista ao Midiamax, que há uma coexistência de problemas, "uma série de dificuldades, uma grande perda de território, uma grande restrição de mobilidade da população que é tradicionalmente nômade, uma grande ruptura entre as gerações, com uma consequente quebra de valores, de modos de vida, que em geral significa crise. Além da crise da adolescência, uma crise de valores culturais".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.