VOLTAR

Índio baleado em MS é transferido para hospital em Brasília

G1 - http://g1.globo.com/
18 de Jun de 2013

Segundo a Funai, paciente será levado para unidade da Rede Sarah.
FAB diz ter encaminhado avião com UTI móvel para o transporte.

O indígena Josiel Gabriel Alves, 34 anos, internado há quase duas semanas por conta do tiro que levou em uma fazenda de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, saiu da Santa Casa de Campo Grande às 17h50 e seguiu para o aeroporto nesta terça-feira (18). O paciente embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira e segue para Brasília.

Conforme a Fundação Nacional do Índio (Funai), a vítima deverá ser internada em um hospital da Rede Sarah no Distrito Federal. Inicialmente, a transferência estava prevista para segunda-feira (17), mas não foi feita porque o médico responsável pelo indígena solicitou uma aeronave melhor equipada para o procedimento.

De acordo com a FAB, uma UTI móvel foi encaminhada para fazer o transporte nesta terça. A decolagem foi feita pontualmente às 19 horas (horário de MS) e o voo tem duração de uma hora.

Tiro

Josiel Alves foi baleado nas costas, no dia 4 de junho, em uma fazenda localizada em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, região de conflito entre produtores rurais e indígenas. Em entrevista anterior, o diretor-técnico da Santa Casa, Luiz Alberto Kanamura, disse que Alves pode ficar com sequelas neurológicas. "Com certeza a lesão primária vai deixar sequelas, mas o nível dessa sequela, só o tempo irá dizer", disse ao G1.
A pedido dos familiares e do próprio paciente, o médico não detalhou o estado de saúde do paciente e não foi informado se ele consegue movimentar as pernas.

Pajelança

Índios terena da aldeia Buriti, em Sidrolândia (MS), fizeram uma pajelança em frente à entrada da Santa Casa de Campo Grande, na tarde deste domingo (16). Em grupo, os indígenas oraram pela saúde do terena Josiel Gabriel Alves, 34 anos, que está internado há quase duas semanas por conta do tiro que levou em uma fazenda de Sidrolândia.

Os índios cantaram hinos católicos na língua terena. A pajelança é um ritual para pedir proteção à Deus ou como forma de agradecimento.

A família de Alves participou da roda de orações e espera que ele seja transferido para o Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília. Esse hospital é uma referência na reabilitação de pessoas que perderam algum movimento do corpo por causa de um trauma.

Josiel Gabriel Alves foi baleado na coluna cervical em uma fazenda que fica na região em disputa entre índios e produtores rurais.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/06/indio-baleado-em…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.