VOLTAR

Indigenista assume Departamento de Gestão

Diário da Amazonia http://www.diariodaamazonia.com.br/
Autor: J. Nogueira
22 de Mar de 2018

O indigenista Vicente Batista Filho, o popular 'Vicente' é o primeiro diretor do Departamento de Gestão para as Questões Indígenas do município de Ji-Paraná. Ele foi nomeado diretamente pelo prefeito Jesualdo Pires há um mês com objetivo de tratar das questões relevantes junto às etnias em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), e também no âmbito estadual.

Segundo o diretor, a criação do Departamento Indígena já era um desejo do prefeito Jesualdo Pires desde o seu primeiro mandato, iniciado em 2013. "Ele sempre se preocupou com as questões indígenas dentro da área do município, e agora, através do nosso trabalho, vamos fazer o possível para ampliar esse apoio aos povos indígenas Gavião e Arara. Vicente Batista já exerceu o cargo de delegado que no exercício que acompanhou efetivamente a execução das políticas públicas numa perspectiva transversalizada, aplicadas em prol das comunidades indígenas que busca o bem estar da coletividade.

A estrutura administrativa do Departamento está localizada nas dependências da Secretaria de Agricultura (Semagri). Já as ações estão relacionadas à realização de eventos em parceria com a Funai, Unir, Sesai e muitos outros órgãos parceiros. "Já iniciando o levantamento da atual situação das causas vivenciada atualmente pelas comunidades indígenas, e assim que tivermos um diagnóstico completo, começaremos a agir de forma bem rápida através de políticas públicas", afirmou o diretor.

Ainda de acordo com o Departamento Indígena, na pauta dos primeiros eventos para debates, estão: A regularização da terra indígena desde a situação fundiária e questões de preservação. Localização de todas as aldeias através de GPS. Levantamento populacional por faixa etária. Situação habitacional. Educação, Saúde, Segurança Alimentar, Geração de Renda e Comunicação.

http://www.diariodaamazonia.com.br/indigenista-assume-departamento-de-g…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.