VOLTAR

Indígenas Xerente gravam CD de músicas tradicionais

Secretária de Comunicação - Governo de Tocantins - secom.to.gov.br
28 de Nov de 2008

Nesta segunda-feira, 1o de dezembro, os indígenas cantores de Tocantínia estarão gravando o seu primeiro CD de músicas tradicionais do Povo Xerente, na Aldeia Santa Fé, a 30 km de Tocantínia.

Para gravar o CD, está vindo uma equipe de São Paulo, que chegará a Tocantínia no domingo, 30. O projeto está sendo coordenado por Edivaldo Xerente. Os recursos são oriundos da Alemanha, por meio do PDPI - Projeto Demonstrativos dos Povos Indígenas do Ministério do Meio Ambiente.

Para Edivaldo, o projeto é muito importante porque será a primeira vez que os indígenas terão a oportunidade de gravar um CD e repassar para outras gerações os cantos tradicionais.

Ribamar Xerente, da Associação Indígena Akwê e do Procambix - Programa de Compensação Ambiental de Tocantínia explicou que após a gravação do CD, será preparado o ambiente para a gravação do DVD, que terá a participação do maior número de indígenas.

Neste final de semana, haverá reunião com os indígenas que farão parte da gravação do CD, para definições e discussões sobre os detalhes das gravações.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.