VOLTAR

Indígenas Xakriabá realizam 1º Mutirão dos Povos Indígenas do Leste

Site da Funai
30 de Set de 2003

Os indígenas da aldeia Xakriabá, Brejo Mata Fome, situada no município de São João das Missões, no norte de Minas Gerais são os anfitriões das lideranças que participam do 1o Mutirão dos Povos Indígenas do Leste, a partir de hoje (30), na Escola Estadual Bukimuju. Cerca de 200 lideranças de 13 povos indígenas que habitam o Leste do país estarão presentes para debater sobre a política indigenista. De cada uma das 27 aldeias Xakriabá participam duas lideranças, todos os 108 professores indígenas e 10 agentes de saúde. A reunião vai até o próximo sábado (04), quando haverá a posse do novo cacique Xakriabá, Domingos Nunes de Oliveira, que substituirá Manuel Gomes de Oliveira, conhecido como Rodrigão, falecido em abril passado.

O debate é uma iniciativa do Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais, da Comissão Tupinikim/Guarani - ES, da Comissão de Mulheres Indígenas do Leste, da Frente de Resistência Pataxó - BA e do Conselho Indígena Missionáiro (Cimi), com o apoio da Funai, por meio da Administração Executiva Regional de Governador Valadares (AER) e do Posto Indígena da aldeia Brejo Mata Fome. O tema central é "A POLÍTICA INDIGENISTA EM TEMPOS DE MUDANÇA - ENTRE O SONHO E A REALIDADE".

A Funai participa do debate nesta quarta-feira (01), quando o administrador da AER, Fabio Vilas, falará sobre sustentabilidade nas aldeias, junto com o administrador substituto, o indígena Krenak, Valdemar Adilson, que também preside o Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.