VOLTAR

Indígenas Waiãpi substituem delegação nos Jogos Indígenas

Site da Funai
08 de Out de 2003

A comunidade Waiãpi, localizada no Amapá, decidiu substituir a delegação de 20 atletas, que iria participar dos VI Jogos dos Povos Indígenas, a serem realizados no período de 01 a 08 de novembro, na praia da Graciosa, em Palmas, capital de Tocantins. Segundo Carlos Terena, coordenador da Funai no evento, a primeira delegação indicada não vai poder participar porque sua aldeia estará celebrando uma festa importante, da qual todos devem estar presentes. Terena explicou que 51 etnias indígenas já enviaram os nomes dos participantes de suas delegações.

Os Waiãpi estrearam sua participação nos Jogos Indígenas na edição do ano passado em Marapanim, no litoral norte do Pará, onde se revelaram exímios na canoagem, arco e flecha e atletismo. Eles vivem em 13 aldeias do Amapá (Terra Indígena Waiãpi), há um grupo isolado e uma outra família habita a Terra Indígena Parque do Tumucumaque, no Pará. Além disso, os Waiãpi vivem também na Guiana Francesa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.