VOLTAR

Indígenas vão estudar técnicas de produção de tomate

Portal da Amazônia
14 de Set de 2007

Equipes vão realizar em 15 comunidades indígenas inscrições para o I Curso sobre a Cultura do Tomate. O curso é direcionado a produtores e estudantes que tenham interesse em aprender e aprimorar seus conhecimentos sobre o fruto.

O treinamento acontece de 24 a 28 de setembro na comunidade da Serra da Moça, com duração de 40 horas e certificado de conclusão. Os 20 participantes terão aulas práticas e teóricas sobre diagnóstico de doenças do tomate, estratégia de controle e doenças, identificação e controle de pragas, manejo da cultura e sistemas de irrigação para a produção do fruto.

Também aprenderão sobre a certificação fotossanitária, que é o documento de avaliação técnica que comprova a origem do produto, necessário para a comercialização do fruto e comprovação que esta está apta para o consumo.

Produção

No último mês os agricultores da Serra da Moça e Truaru colheram 63 toneladas de tomate.

Foram plantados 12 mil pés do fruto na Serra da Moça e seis mil no Truaru. Cada pé produz em média 3,5 quilos de tomate.

Cinco produtores do Truaru e 10 da Serra da Moça estão envolvidos diretamente com o cultivo do fruto. O incentivo ao plantio de tomate é um projeto piloto, mas a intenção da prefeitura de Boa Vista é expandir para outras localidades até o final do ano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.