VOLTAR

INDÍGENAS TEMEM AMEAÇAS NO ÚLTIMO DIA DE RETIRADA DE INVASORES DA RAPOSA SERRA DO SOL

Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=3804&eid=274
30 de Abr de 2009

Encerra hoje, 30 de abril, o prazo para a saída dos ocupantes não-indígenas da terra Raposa Serra do Sol, em Roraima. As lideranças indígenas da área acreditam que a partir de amanhã (1o de maio) poderão ocupar toda a terra. Ainda assim, estão preocupados com as ameaças de morte espalhadas por jagunços da região.

Julio Makuxi, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), afirma que a comunidade está tranqüila, pois sabe que amanhã poderá ocupar a terra que é tradicionalmente ocupada pelos povos Makuxi, Taurepang, Patamona, Wapichana e Ingarikó. Por outro, lado teme as ameaças de morte às lideranças da área, que aumentaram nos últimos dias.

Segundo denúncia do CIR, um "pistoleiro", conhecido por "Mineiro", tem circulado de moto em meio à aldeia do Barro. Mineiro participou dos ataques contra indígenas ocorridos em maio de 2008. Um grupo de tuxauas (caciques) está reunido na aldeia do Barro e sairá somente após a retirada de todos os invasores da região.

"Sabemos que 300 policiais da Força Nacional irão entrar na terra amanhã e que o TRF [Tribunal Regional Federal 1ª Região montará uma base em Pacaraima. Então, acho que a decisão do STF vai ser cumprida", completa Júlio. No dia 19 de março, o Supremo Tribunal Federal decidiu por 10 votos a 1 manter a demarcação da terra Raposa Serra do Sol em forma contínua, conforme o decreto de homologação publicado em 2005.

Em relação à postura de alguns fazendeiros que estão destruindo as benfeitorias - já indenizadas pela União - Júlio é incisivo: "Queremos que eles saiam hoje da nossa terra. Por mim, eles levam o que quiserem."

O restante das plantações de arroz e das cerca de 7.500 cabeças de gado dos fazendeiros que ficará na área será controlada pela União, por meio da Fundação Nacional do Índio e da Companhia Nacional de Abastecimento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.