VOLTAR

Indígenas têm audiência conjunta com Incra, Funai, ICMBio e presidência da república nesta terça-feira (22)

Cimi - www.cimi.org.br
22 de Fev de 2011

Cerca de 40 lideranças do povo Pataxó, do sul da Bahia, se reúnem hoje com os presidentes da Funai, do Incra, ICMBio e com o secretário nacional de articulação social da Presidência da República, Paulo Maldos, para tratar da demarcação dos Territórios de Barra Velha e Kay. A reunião terá início às 17h, no Palácio do Planalto.

De acordo com os indígenas, o objetivo da vinda a Brasília é encontrar soluções definitivas para os descasos sociais através da regularização fundiária no Extremo Sul da Bahia. "Entendemos que com este direito garantido, poderemos acessar as políticas de governo e uma melhor qualidade de vida para todos", ressaltam em documento enviado à presidência.

Os indígenas já tiveram outros encontros com estes órgãos no ano passado. Em novembro de 2010, também houve uma audiência conjunta para a apresentação de proposta por parte do governo na regularização desses territórios, que se encontram sobrepostos ao Parque Nacional Monte Pascoal e ao Parque do Descobrimento. A sugestão foi a demarcação em forma de mosaico, respeitando as especificidades da área.

Os pataxó terão ainda outras audiências durante a semana com o vice-presidente, Michel Temer, com o secretário especial de saúde indígena, Antônio Alves, além de reuniões no Ministério Público Federal e no Ministério do Trabalho e Emprego. Eles ficam em Brasília até sexta-feira (25).

http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=5317&eid=342

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.