VOLTAR

Indígenas tem acesso à certidão de nascimento em Rondônia

Funai - http://www.funai.gov.br
02 de jul de 2010

A Funai de Cacoal/RO, o Ministério Público Federal e a Secretaria de Ações Social do Estado de Rondônia estão realizando mutirões para retirada e entrega de Certidões de Nascimento nas terras indígenas. Começaram, ontem, os trabalhos que devem durar cerca de 12 dias. Na Terra Indígena 7 de Setembro/RO, da etnia Suruí, a primeira a ser atendida, toda a população da aldeia terá registro de nascimento.

A Coordenação Regional da Funai no estado, tem como objetivo realizar esse mutirão em toda a jurisdição de Cacoal, que engloba as etnias Cinta-Larga, Aikaná, Kwazá entre outras, que serão atendidas até o fim do ano. No próximo ano, todos os cidadãos brasileiros terão um novo documento de identificação, e isso incluem os indígenas. "O trabalho está sendo tranqüilo, já que a maioria dos índios possuem os documentos básicos", afirmou a coordenadora regional da Funai, Arlene Amaral.

O trabalho está sendo supervisionado pela equipe técnica da Funai de Cacoal, que oferece palestras e ajuda em correções de nomenclatura ou erros ortográficos juntos ao cartório estadual. Essa medida ajuda na identificação dos índios e na caracterização das etnias.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2010/julho/un2010_0…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.