VOLTAR

Indígenas são feridos por seguranças de fazendeiros

Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4324&eid=352
09 de Dez de 2009

Cerca de 20 pessoas do povo Guarani Kaiowá das aldeias de Sassoró e Porto Lindo foram feridas ontem, 8 de dezembro, em um confronto com seguranças particulares de fazendeiros da região do município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. Cinco indígenas tiveram ferimentos mais graves e foram internados no hospital da cidade de Tacuru. Uma senhora de 73 anos está com o braço quebrado e deve ser transferida para Dourados.

Os indígenas foram socorridos por um médico do posto da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que os encontrou à beira de uma estrada. Eles apresentavam hematomas e cortes pelo corpo. Alguns ferimentos foram feitos com armas que disparam balas de borracha. Uma bala foi encontrada dentro da roupa de um ferido.

As pessoas feridas faziam parte de um grupo de 40 indígenas que havia retomado há uma semana um pedaço de sua terra tradicional - Pueblito Kue - próxima à cidade de Iguatemi. Ontem, eles foram despejados por seguranças particulares de fazendeiros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.