VOLTAR

Indígenas reconhecem importância do trabalho da Funasa em MS

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not107.htm
09 de Mar de 2009

O coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Mato Grosso do Sul, Flavio Britto, participou, na última sexta-feira (06), de uma reunião com lideranças indígenas no município de Miranda, para discutir as ações da Fundação nas aldeias do Estado.

As lideranças indígenas presentes na reunião elogiaram os trabalhos prestados pelas equipes multidisciplinares de saúde da Funasa e entregaram ao coordenador um documento com alguns pontos que os indígenas consideram que ainda precisam ser aperfeiçoados pela instituição.

De acordo com Flavio Britto, a parceria com os governos Federal, Estadual e Municipal vem contribuindo para a melhoria dos serviços prestados pela Funasa às comunidades indígenas do Estado, como os avanços na área de saúde, especialmente a redução da mortalidade infantil. "Em 1999 eram 140 mortes para cada mil nascidos vivos e esse número caiu para 30 por mil em 2008. Esse índice é menor do que o registrado na população não índia da Região Nordeste do país", lembrou Britto.

O coordenador ressaltou também que, no que se refere a obras de abastecimento de água, a Funasa de Mato Grosso do Sul investia, em média, R$ 2 milhões em comunidades indígenas ao ano e que, em 2009, o valor investido será de R$ 12 milhões, número seis vezes maior. "Só alcançamos os resultados positivos porque tivermos a união de uma grande parcela da sociedade", frisou. No Estado, a integração entre os governos e a Funasa tem resultado em muitos benefícios para a população, a exemplo da construção de casas populares, escolas e distribuição de cestas básicas

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.