VOLTAR

Indígenas recebem com flechas militares que levavam material eleitoral no Mato Grosso

EM https://www.em.com.br
07 de Out de 2018

Indígenas do Mato Grosso receberam neste domingo com flechadas militares que levavam material para instalar as urnas eletrônicas em sua aldeia, informou o Tribunal Regional Eleitoral do estado.

O ataque ocorreu no pequeno município de Brasnorte, onde os indígenas "receberam a força do Exército com flechas", indicou o juiz do tribunal, Lidio Modesto.

Os indígenas não queriam que o centro fosse instalado na aldeia, como foi definido após modificações do mapa eleitoral. "Eles queriam votar na cidade", acrescentou Modesto no boletim oficial do tribunal.

O impasse foi solucionado com a mediação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Na aldeia, localizada a 580 km de Cuiabá, capital do estado, há 70 eleitores.

Também no Mato Grosso um indígena caiapó foi detido ao se apresentar no centro de votação com os documentos de 70 eleitores, alegando que votaria em nome de todos eles. O incidente ocorreu em Guarantã do Norte, a 720km de Cuiabá, apontou o boletim oficial do tribunal.

Neste domingo, os brasileiros foram às urnas para eleger presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/10/07/interna_inte…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.