VOLTAR

Indígenas realizam manifestação na sede da Funasa

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
Autor: VANESSA LIMA
03 de Jul de 2009

Representantes das organizações indígenas dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Leste e Yanomami fizeram manifestação pacífica na frente da sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ontem, pela manhã. Os indígenas ligados ao Conselho Indígena de Roraima (CIR), vindos da Raposa Serra do Sol, da Serra da Lua e de outras comunidades, protestavam contra o convênio de atendimento que está em andamento com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Eles exigem a autonomia imediata dos DSEIs.

Pintados e trajando vestes indígenas, os manifestantes fizeram demonstrações de danças típicas das comunidades e entregaram um documento ao coordenador Regional da Funasa, Marcelo Lopes, com o posicionamento dos povos sobre as mudanças.

Com o decreto de Lei 6.878 de junho de 2009, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os distritos, a partir de 2010, terão autonomia e passarão a receber os recursos voltados a saúde indígena, antes administrados pela Funasa.

Durante a manifestação os indígenas deram apoio ao que determina o decreto assinado e destacaram que a mudança, pleiteada há anos pelos povos, só trará melhoras à saúde das comunidades atendidas pelos Distritos Sanitários.

"Estamos aqui [na Funasa] de forma pacifica dando apoio ao decreto que o presidente assinou e queremos esta autonomia o mais rápido possível. Se de fato tem que tirar a saúde indígena da Funasa que tire logo e organize esses distritos. Com a Funasa agora não está dando certo, continuam muitas reclamações. Por isso estamos precisando melhorar, criar uma nova política. Tem que haver uma limpeza geral na saúde indígena", comentou Dionito Souza, coordenador do CIR.

Davi Kopenawa Yanomami, representante do povo Yanomami, falou da possível contratação da Sesau para atuar na saúde das comunidades indígenas. Ele destacou que o órgão "não é de Roraima, é do político".

"Os indígenas estão unidos para chamar a atenção das autoridades que sem consultarem as lideranças para decidir juntos, estão colocando a Sesau para trabalhar com os índios. Somos contra essa decisão, defendemos que os distritos sanitários atuem por que eles conhecem o povo faz tempo. Sesau não conhece o povo Yanomami, não tem experiência e nem fala a nossa língua", destacou o líder indígena.

FUNASA - Acompanhando a manifestação, o coordenador da Funasa, Marcelo Lopes, disse que em nenhum momento recebeu reclamações ao que se refere à atuação nos Distritos Sanitários para que se buscasse uma solução.

Ele destacou ainda que, o órgão de saúde sempre deu apoio a transferência da autonomia para os DSEIs, demonstrando que esta seria uma boa alternativa para a condução dos trabalhos da saúde indígena.

Quanto ao convênio, o coordenador informou que estará discutindo com as lideranças indígenas a insatisfação quanto ao processo de contratação de uma conveniada iniciado pela Sesau.

Na época do chamamento público apenas a Secretaria de Saúde participou da etapa da pactuação da conveniada. Nenhuma Organização Não-Governamental (ONG) ou outra instituição que já prestava o serviço para a Funasa participou, por isso a fundação deu continuidade.

Líderes da Sodiurr apóiam convênio com a Sesau

Enquanto, pela manhã, indígenas ligados a Companhia Indígena de Roraima (CIR) faziam manifestação contra a possível atuação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), índios ligados a Sociedade dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiurr) fizeram, à tarde, uma visita ao secretário de Saúde, Samir Hatem, manifestando apoio a pactução do órgão para prestar assistência à saúde indígena.

Durante a visita, o assessor Ustenil Figueira, da Sodiurr, mencionou a importância do trabalho realizado pela Sesau, "que atende a todos os povos indígenas de Roraima, sem discriminação, nos hospitais públicos".

"Sempre tivemos a certeza de que os indígenas da nossa comunidade fossem bem atendidos nos hospitais de Roraima. Por isso estamos apoiando o convênio entre a Funasa e a Sesau", destacou Figueira.

Estiveram presentes ao encontro, além de Ustenil Figueira, os tuxauas da Sodiurr Aldeito Barbosa, tesoureiro; o diretor de Integração Social, Hélio Genoino; e o diretor do Conselho Fiscal, Felipe Laurindo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.