VOLTAR

Indígenas realizam caminhada até a Governadoria em protesto por direitos

A tarde http://atarde.uol.com.br
08 de Mai de 2019

Cerca de 650 indígenas, de 23 nações, que estão acampados no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, realizaram uma caminhada nesta quarta-feira, 8. O grupo passou pela Paralela e retornou ao CAB, parando em frente a Governadoria.

Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), por volta das 9h40 todas as vias foram bloqueadas, próximo ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), sentido rodoviária, causando congestionamento no local. O trânsito voltou ao normal por volta das 10h, com a liberação das vias.

Os indígenas estão no local desde a terça, 7, e ficarão até esta sexta, 10. A mobilização faz parte do 3o Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, com lema "Diga ao Povo que lute! Lutaremos!".

De acordo com o coordenador geral do Movimento Mupoiba, Kâhu Pataxó, o grupo tem uma reunião marcada com representantes do Governo do Estado nesta quinta-feira, 9.

"Nosso acampamento na 3o edição tem foco nos processos de denúncias contra os nossos direitos. Estamos tentando resolver isso no diálogo com o governo do estado", explica Kâhu Pataxó.

Ainda segundo Kâhu, o objetivo do acampamento é reivindicar pelos direitos básicos dos povos indígenas, como terra, saúde e educação de qualidade.

"Precisamos de uma interregularização para ter acesso a educação e saúde, porque hoje não temos essa infraestrutura. Esperamos que o Estado apoie a demarcação territorial indígena", explica Kâhu Pataxó.

"Não é a primeira vez que participo, nós viemos do acampamento(ATL) que teve em Brasília, também reivindicando nossos direitos. Para a reunião de amanhã, esperamos que o secretário de educação se posicione em prol das nossas pautas", finaliza o representante da Pinoba, Davi Kiriri.

http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/2057708-indigenas-real…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.