VOLTAR

Indígenas realizam 3º Encontro de Medicina Tradicional

Brasil Norte-Boa Vista-RR
03 de Nov de 2004

Os indígenas querem através do Encontro reunir a sabedoria da terra e dos espíritos para manter viva a cultura e a arte indígena de curar

Pajés, rezadores e agentes indígenas de saúde participam de encontro até hoje, na aldeia Malacacheta, etno-região Serra da Lua, no 3o Encontro de Medicina Tradicional, promovido pelo Distrito Sanitário Leste de Roraima - DSL, através da parceria entre o Conselho Indígena de Roraima e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O encontro vai reunir cerca de 100 indígenas de todos os povos do estado e profissionais de saúde que trabalham nas etno-regiões da Serra da Lua, Wai Wai, Raposa, Taiano, Amajari, São Marcos, Baixo Cotingo, Surumu e Serras.
"Através do Encontro de Medicina Tradicional podemos reunir a sabedoria da terra e dos espíritos para manter viva a cultura e a arte indígena de curar", cita o convite para o 3o Encontro.
Os indígenas reivindicam o cumprimento do que determina a portaria No 70 de 20 de janeiro de 2004, que estabelece que "a implantação da política nacional de atenção à saúde dos povos indígenas deve respeitar as culturas e valores de cada etnia, bem como integrar as ações da medicina tradicional com as práticas de saúde adotadas pelas comunidades indígenas".
Na programação do Encontro consta defumação da ambiente feita pajés, danças tradicionais, resgate histórico do Programa de Medicina Tradicional no DSL-Funasa, estudo sobre plantas medicinais e avaliação do trabalho do agente de saúde e dos pajés.(

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.