VOLTAR

Indígenas reagem e prendem invasores

Estaão do Norte-Porto Velho-RO
06 de Ago de 2003

Sete de Setembro, Roosevelt, Parque Aripuanã, Tubarão Latundê, Laje, Karipuna, Ribeirão, Rio Mequém, Kwaza, Igarapé Lourdes, Sagarana, Pacáas Novos, Ocaia, Omerê, Cinta Larga e Uru-Eu-Wau-Wau. Estas são apenas algumas das reservas indígenas invadidas no Estado. Na divisa de Rondônia com o Mato Grosso, também estão invadidas as terras dos Zoró, Aripuanã, Serra Morena, Nambiquara e Vale do Guaporé.
Rondônia possui 20 reservas indígenas, habitadas por cerca de 36 diferentes etnias, com uma densidade populacional que varia de 800 (Sete de Setembro) a 28 indivíduos (Karipuna). De acordo com levantamento do Cimi, 80% dessas terras têm algum tipo de invasão - permanente ou esporádica. No entanto, o administrador Rômulo Siqueira tem evitado falar sobre o assunto para a imprensa de Porto Velho.
Para se ter uma idéia da omissão e inoperância da Funai, no ano passado, os índios Zoró resolveram fazer justiça com as próprias mãos e prenderam 32 invasores, que estavam explorando palmito ilegalmente naquela reserva indígena, nos arredores do município de Ji-Paraná. Na oportunidade, também foram apreendidos materiais e equipamentos como um veículo Ford F-350, uma Toyota, três tratores de pneus, duas motosserras e seis espingardas, de grosso calibre.
À época dos fatos, a Administração Regional da Funai informou que as 32 pessoas foram mantidas presas e, posteriormente, entregues aos cinco agentes da Polícia Federal, que estiveram na área Zoró para amenizar o conflito entre índios e brancos. No entanto, o impasse continua porque os índios querem que sejam expulsos todos os invasores que continuam escondidos dentro da reserva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.