VOLTAR

Indígenas querem trabalhar em parceria com novo Governo

Brasil Norte-Boa Vista-RR
Autor: WIRISMAR RAMOS
12 de Nov de 2004

Tuxauas representantes de várias comunidades indígenas dizem que querem contribuir com o desenvolvimento do Estado

Os povos indígenas querem participar diretamente da implantação de políticas públicas que os permitam ampliar seus horizontes sem perder as referências de suas raízes e culturas

As principais entidades indígenas de Roraima estão otimistas com o Governo Ottomar Pinto. O BrasilNorte ouviu ontem a opinião da Sodiurr, da Arikon (que defendem a homologação da demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol em ilhas) e do CIR (que defende a demarcação em área única, ou contínua).
As três entidades têm posicionamentos discordantes no campo político (como é o caso da homologação da reserva), mas visões semelhantes quando o assunto é a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas.
De acordo com o último censo do IBGE, a população indígena do Estado hoje está estimada em 36 mil pessoas. Desse total, 15 mil moram em Boa Vista e o restante nos demais municípios.
Normandia e Uiramutã (cujas áreas ficam dentro da reserva Raposa/Serra do Sol) são os dois municípios do interior de Roraima com maior concentração de comunidades indígenas, com 12 mil pessoas. Roraima tem 32 terras indígenas demarcadas e duas aguardam homologação (Raposa/Serra do Sol e Anaro).(

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.