VOLTAR

Indígenas protestam contra mineração e construção de hidrelétrica

Folha BV- http://www.folhabv.com.br/
Autor: Isaque Santiago
09 de Ago de 2014

Na manhã desta sexta-feira, dia 08, indígenas de oito etnias presentes no estado protestaram contra o Projeto de Lei 1610/96, que regulamenta a mineração em terras indígenas e a instalação da Usina Hidrelétrica Bem-Querer, no município de Caracaraí, também em terras indígenas. A manifestação faz parte da 3ª Marcha dos Povos Indígenas de Roraima. Durante o evento os indígenas também protestaram contra as condições em que se encontram a Saúde e Educação nas áreas indígenas.

A marcha iniciou em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE_RR), na praça do Centro Cívico, onde um integrante do movimento leu uma carta elaborada por representantes de organizações indígenas intitulada "Salve o nosso Território, nossa mãe Terra". No documento os indígenas pedem a rejeição da PL 1610/96, de autoria do senador Romero Jucá, que regulamenta a mineração em terras indígenas.

A presidente da Organização Indígena Taurepang, Wapixana e Macuxi, Zenaide Peres afirma que os projetos a serem executados em áreas indígenas, em tramitação no Congresso Nacional desrespeitam a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho. "O governo deve manter-nos informados sobre qualquer projeto em nossos territórios, seja para mineração ou construção de hidrelétrica. Nós sabemos que a decisão já está em tramitação no Congresso Nacional e tem grandes chances de ser aprovada sem consulta aos nossos povos", disse.

Os representantes da classe afirmam que as organizações participantes da marcha, também são contra a PEC 215, PEC 033, PL 227 e PEC 419, que segundo eles, têm como principal objetivo a retirada de garantias constitucionais dos povos indígenas. "Isso representa um risco para a sobrevivência física e cultural dos povos indígenas, essas PECs só defendem apenas a exploração dos recursos naturais em nossas terras", disse Peres.

Na ocasião os representantes dos povos indígenas também reclamaram da situação em que se encontra a Saúde e a Educação nas reservas indígenas. "Necessitamos de melhor infraestrutura, tanto na saúde, quanto na educação", disse Zenaide.

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=172851

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.