VOLTAR

Indígenas pressionam a Funai

Correio do Brasil (Rio de Janeiro - RJ)
14 de fev de 1989

Quatro índios potiguara, da Aldeia Jacaré São Domingos, município de Rio Tinto (PB), estão em Brasilia desde meados de janeiro para pressionar o grupo de trabalho interministerial ("Grupão") a aprovar a demarcação de 4,5 mil hectares de seus territórios. A reunião, que deverá acontecer hoje na sede da Funai, discutirá ainda a demarcação de outras áreas indígenas do País.
Os índio potiguara estão acampados desde outubro passado no prédio da administração regional do órgão tutor em João Pessoa, tentando apressar as decisões. Segundo o cacique da Aldeia Jacaré São Domingos, Domingos Barbosa dos Santos, 10 mil hectares de seu território já foram invadidos pela Usina de Açúcar Miriri. A empresa continua a avançar, destruindo as roças dos índios para plantar cana-de-açúcar na terra trabalhada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.