VOLTAR

Indígenas preparam conferência regional em Dourados

Campo Grande News-- Campo Grande-MS
Autor: Inara Silva
24 de Mar de 2005

De 28 de março a 1o de abril, o município de Dourados, vai sediar a Conferência Regional dos Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul. Na pauta de discussões estão a regularização das terras indígenas, o direito à saúde e educação, o perfil do indigenista, a relação com o Governo Federal, além da gestão territorial e meio ambiente. O evento será realizado no Hotel Dourados e deve reunir os povos Guarani, Kaiowá, Kadiwéu, Guató, Ofaié-Xavate e Terena. O resultado das discussões vai ser encaminhado para a Conferência Nacional dos Povos Indígenas que será realizada em 2006 com representantes indígenas de todo o País.
Organizadas pela Funai, por meio da Coordenação Geral de Defesa dos Direitos Indígenas (CGDDI), as conferências regionais debatem os assuntos escolhidos pelos índios em uma pré-conferência, ocasião em que, além dos temas, indicam seus representantes para a regional. Em Dourados, após a abertura e apresentação dos presentes, haverá a divisão dos participantes em 12 grupos de trabalho, que debaterão os temas específicos, fazendo propostas a serem votadas em plenária a partir de quinta-feira (31). Vinte indígenas, bolsistas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, atuarão na conferência regional como facilitadores dos grupos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.