VOLTAR

Indígenas pedem que Seind seja mantida na estrutura do Governo do Amazonas

D24am - http://www.d24am.com
12 de Fev de 2015

Um grupo formado por lideranças indígenas do Movimento Etno Cultural de Mobilização do Amazonas (MECMAM), esteve hoje pela manhã na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para pedir que os parlamentares alterem o projeto da Reforma Administrativa e impeçam a extinção da Secretaria de Povos Indígenas (Seind).

A pasta vem sendo cotada como uma das que podem ser extintas e transformadas em departamento da Secretaria de Assistência Social (Seas).

Representantes de comunidades indígenas de nove municípios do interior participaram de uma reunião na Comissão de Assuntos Indígenas e solicitaram que os deputados intermediassem uma reunião com o governador José Melo (PROS) para discutir a não extinção da secretaria.

O deputado Vicente Lopes (PMDB), presidente da Comissão, disse que o assunto será levado aos demais deputados e que a orientação para os demais membros do PMDB na Casa, na votação da reforma, é para manter a Seind, caso a proposta da reforma preveja a extinção da secretaria.

No evento da leitura da Mensagem Governamental na Casa, no último dia 3, o governador José Melo (PROS) disse, ao ser questionado sobre a Seind, que ainda estava fazendo ajustes na reforma, e que se a Seind fosse extinta se transformaria "em um departamento, sem deixar de prestar qualquer atendimento aos indígenas".

O presidente da Casa, Josué Neto (PSD), disse que a proposta da reforma será amplamente discutida com os deputados, e secretários do Estado virão até a ALE para explicar a reforma, inclusive o funcionamento das pastas que serão extintas e fundidas.

Participaram da reunião indígenas de Tabatinga, Autazes, São Paulo de Olivença, Benjamim Constant, Santo Antônio do Içá, Beruri, Nhamunda e Novo Airão.

http://new.d24am.com/amazonia/povos/indigenas-pedem-seind-seja-mantida-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.