VOLTAR

Indígenas participam de conferência sobre saúde

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
29 de Nov de 2005

A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia(Core/RO), através do Distrito Sanitário Especial Indígena Porto Velho, está realizando desde ontem, em Guajará-Mirim, a última etapa local da Conferência de Saúde Indígena. Durante o encontro, representantes de lideranças indígenas da região estarão discutindo temas como: controle social, direito à saúde, desafios indígenas atuais, trabalhadores indígenas e não indígenas de saúde, segurança alimentar, nutricional e desenvolvimento sustentável, que são eixos temáticos referentes aos serviços prestados pela Funasa. Na oportunidade também, foram escolhidos os delegados que irão representar as comunidades indígenas na etapa distrital, em Ouro Preto, programada para acontecer no período de 12 e 16 de dezembro.
Para o coordenador regional da Funasa de Rondônia, Josafa Piauhy Marreiros, a conclusão desta etapa é um importante passo para a comunidade indígena rondoniense e uma contribuição para a consolidação da missão da Funasa de promoção da saúde. De acordo com o presidente do Conselho Distrital Indígena Aurélio Tenharin, estamos nessa oportunidade discutindo o futuro da saúde indígena, por isso é importante a participação de todos. "Vamos durante toda semana ouvir os usuários e formular propostas para melhorar o atendimento de saúde a todos nós", afirmou. Ao falar durante a abertura da conferência, Aurélio Tenharin, elogiou a atuação da Coordenação Regional da Funasa, lembrando que apesar das dificuldades, ele tem certeza de que a instituição está realizando o seu trabalho com competência e responsabilidade. Ao justificar sua afirmação, o líder indígena afirmou "ter conhecimento do orçamento Dsei Porto Velho, da sua execução e do conteúdo de todos os contratos firmados para atendimento a saúde do índio pela coordenação".
Segundo a chefe do Dsei Porto Velho, Iza Gurgel, esse é um momento democrático onde todos os envolvidos no atendimento de saúde as comunidades indígenas, têm a oportunidade avaliar o trabalho realizado pela Funasa, nos últimos cinco anos.
"Durante a conferência, os índios estarão dizendo o que devemos fazer para melhorar a qualidade dos serviços prestados", ressaltou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.