VOLTAR

Indígenas ocupam prédio histórico que será demolido no Rio de Janeiro

Adital - http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&dt=2009-12-16&cod=43969
16 de Dez de 2009

Adital -
Indígenas das etnias Pataxó, Guajajára, Guarani, Krahô, Tupinambá, Xavante e Funiô estão ocupando o prédio do antigo Museu do Índio, localizado ao lado do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para reivindicar a revitalização e a transformação do espaço para a construção da primeira universidade indígena do Brasil voltada para a difusão da cultura indígena.

O local também funciona, desde maio de 2007, como Instituto Tamoio dos Povos Originários, espaço de referência em estudos e pesquisas sobre temas indígenas que promove intercâmbio cultural entre várias etnias e que servirá de alojamento para índios que precisam de instalação na cidade para a realização de estudos universitários.

Segundo os indígenas, a Prefeitura ameaça demolir o local para construir um estacionamento e um shopping que fariam parte da estrutura disponibilizada para a Copa do Mundo e para a Vila Olímpica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.