VOLTAR

Indígenas ocupam a Funai em Araguaína

JORNAL DO TOCANTINS - http://www.linearclipping.com.br/FUNAI/detalhe_noticia.asp?cd_sistema=45&codnot=743615
25 de Mai de 2009

Araguaína-Correspondente - Cerca de 100 indígenas das etnias Krahô, Apinajé, Karajá e Krikati, esta última maranhense, invadiram a sede da Fundação Nacional de Assistência ao Índio (FUNAI) de Araguaína. Eles estão no prédio do órgão desde quarta-feira, quando teriam chegado para conversar com o administrador do órgão, Cléso Fernandes de Morais, e teriam encontrado os portões fechados.

Os indígenas reivindicam mais esclarecimentos com relação aos impactos que devem ser gerados pela Usina Hidrelétrica do Estreito e pedem a intervenção da FUNAI das medidas compensatórias da UHE. Eles pedem também o afastamento de três servidores do órgão, entre eles o administrador.

Na última sexta-feira, os indígenas assinam um abaixo-assinado pedindo para que a FUNAI de Brasília exonere os três funcionários.

O Jornal do Tocantins tentou o contato com o administrador da FUNAI para comentar as denúncias, tendo inclusive deixado recados, mas até o fechamento desta edição, ele não havia retornado as ligações. (C.M.)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.