VOLTAR

Indígenas no AP relatam invasão de garimpeiros; Funai manda equipes ao local e confirma morte

G1 - https://g1.globo.com
27 de Jul de 2019

Indígenas da aldeia Waiãpi, no Oeste do Amapá, procuraram neste sábado (27) autoridades políticas e de segurança para relatar uma invasão de garimpeiros em terras do povo no município de Pedra Branca do Amapari. A Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou uma morte no local, mas não deu detalhes sobre a identidade.

A entidade detalhou que a região é de difícil acesso e acionou equipes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Militar (PM) até a aldeia. A invasão dos garimpeiros resultou no assassinato de um dos líderes da aldeia, segundo o vereador Jawaruwa Waiãpi (Rede), indígena da região.

A denúncia foi relatada por ele ao senador Randolfe Rodrigues (Rede). O parlamentar, em vídeo nas redes sociais, informou que acionou a Polícia Federal e o Exército para que enviem militares e evitem confrontos.

De acordo com o relato de Jawaruwa ao senador, os garimpeiros armados teriam começado a invasão pelo território Marirí, de onde os indígenas teriam fugido para uma aldeia próxima, de onde aguardam a chegada das forças de segurança.

O G1 tenta contato com a Polícia Federal, onde foi registrada neste sábado uma certidão de ocorrência com a situação repassada pelos índios. No documento, a PF informou que entrou em contato com a Funai e que também acompanha a situação, mas sem dar detalhes.

Numa rede social, Silvia Waiãpi, que é da mesma etnia e hoje chefia a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Governo Federal, publicou que acionou também as forças de segurança para atuar no local do suposto confronto.

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM), se manifestou por meio de rede social. Ele definiu o conflito como grave e lembrou que o local é alvo de cobiça por diferentes grupos, devido a concentração de minérios na região.

"Os esforços devem ser concentrados em garantir a segurança e o direito dos povos indígenas, que sempre viveram nessa região, direito garantido constitucionalmente. As forças de segurança estão a caminho para intervirem e evitarem que este conflito tenha consequências ainda mais violentas e tristes", completou o chefe do Senado.

Por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também se pronunciou sobre o caso, dizendo que medidas administrativas e judiciais devem ser tomadas com urgência, para assegurar a integridade do Povo Waiãpi e evitar novos conflitos.

"Que sejam apuradas as notícias da ocorrência de crimes de homicídio e esbulho possessório, de forma que, respeitado o contraditório, o amplo direito de defesa e o devido processo legal, os autores dos ilícitos penais sejam criminalmente punidos", diz a nota.

Nota da Funai

Sobre a suposta invasão à Terra Indígena Waiãpi, no Amapá, a Fundação Nacional do Índio informa que assim que tomou conhecimento do fato neste sábado (27) acionou as autoridades competentes e seus servidores no local. A Polícia Federal, assim como o BOPE, estão a caminho para apurar o ocorrido.

Por ora não há registros de conflito, apesar de ter sido confirmado um óbito, mas não há detalhes das circunstâncias. O local é de difícil acesso.

Mesmo assim, a equipe da Funai e da PF permanecerão no local para garantir a integridade dos indígenas e apuração dos fatos.

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/07/27/indigenas-no-ap-relata…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.