VOLTAR

Indígenas já podem se inscrever em vestibular

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
27 de Mai de 2010

A UFRR (Universidade Federal de Roraima) abriu ontem (26), as inscrições para o vestibular unificado diferenciado, direcionado somente aos indígenas. Pela primeira vez a instituição de ensino unifica os editais e oferece 156 vagas. Antes eram três editais separados, em datas diferentes, nos cursos de Licenciatura Intercultural, Gestão Territorial Indígena e nos 15 demais cursos universais.

O professor Daniel Rosar, do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR explica que qualquer indígena, urbano ou das comunidades do interior, que comprove sua origem por meio da carteira de identidade expedida pela Funai (Fundação Nacional do Índio) pode fazer a inscrição.

Vagas e cursos

As vagas estão distribuídas das seguintes formas: Licenciatura Intercultural, 60, (somente para os indígenas que já são professores nas comunidades); Gestão Territorial Indígena, 40; Agronomia, 06; Ciências Biológicas, 02; Ciência da Computação, 03; Ciências Econômicas, 05; Ciências Sociais, 04; Comunicação Social, 05; Direito, 05; Engenharia Civil, 05; História, 06; Matemática, 05; Medicina, 02; Psicologia, 02, Relações Internacionais, 02; Secretaria Executiva, 02 e Zootecnia, 02. Mais informações e o edital completo no site www.ufrr.br.

As inscrições são realizadas na sala da CPV (Comissão Permanente de Vestibular) até o dia 2 de junho deste ano. A prova e redação acontecem no dia 13 de junho. O resultado final será anunciado no dia 8 de julho. O curso de Licenciatura Intercultural realiza entrevistas com os aprovados de 30 de junho a dois de julho. No curso de medicina os aprovados ainda passam pelo teste de habilidade, previsto para acontecer de 12 a 16 de julho. Em alguns cursos os aprovados já passam a estudar no segundo semestre deste ano outros só no início de 2011.

Rosar disse ainda que as provas serão específicas. "Só indígenas concorrem. Esse processo seletivo é específico para esse público".

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=87233

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.