VOLTAR

Indígenas invadem pela 2ª vez casas do Conjunto Cidadão

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/
Autor: Caroline Pinagé
30 de Dez de 2010

A primeira invasão aconteceu no dia 23 de novembro, na véspera da inauguração do conjunto que teve a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Cerca de doze famílias de índios a maioria das etnias Kokama, Mura e Apurinã, invadiram pela segunda vez as casas do Conjunto Habitacional Cidadão 12, bairro João Paulo 2, Zona Norte, na tentativa de conseguir as moradias que foram acordadas.

A primeira invasão aconteceu no dia 23 de novembro, na véspera da inauguração do conjunto que teve a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, um grupo de cerca de 50 indígenas invadiu 14 casas no residencial. A intenção era que a vinda do presidente à capital forçasse o governo do Estado a ceder as casas aos indígenas.

Ficou acertado que 14 moradias seriam repassadas para essas famílias. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Habitação (Suhab), desse total, cinco já foram entregues, sendo que as nove restantes dependem da entrega regular da documentação pelas famílias. O principal documento que falta é o RANI (Registro Administrativo Indígena fornecido pela FUNAI) que comprova que eles são indígenas.

As famílias aguardam por moradias desde a reintegração de posse que aconteceu na invasão Parque São Pedro, em abril deste ano.

De acordo com o coordenador da União dos Povos Indígenas de Manaus (Upim), Jair Miranha, as famílias estão acampadas dentro do conjunto desde a retirada da invasão.

Depois da reunião das lideranças indígenas com representantes da Suhab, os índios sairam das casas e a secretaria aguarda a apresentação dos documentos necessários para que as casas sejam repassadas.

http://acritica.uol.com.br/manaus/Indigenas-Conjunto-Cidadao-exigindo-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.