VOLTAR

Indígenas inspiram exposição especial no Centro Cultural de Bauru

https://www.jcnet.com.br
09 de Ago de 2017

Cada tribo indígena tem seu costume, crença, linguagem, religião e ritual e parte desse universo está reunido na exposição "Arte e Diversidade Indígenas". O evento, realizado no Piso Superior do Centro Cultural de Bauru (avenida nações Unidas, 8-9, Centro), é gratuito e tem abertura hoje, às 19h30, data em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas (e dentro do mês de divulgação da cultura indígena pelo terceiro ano comemorado na cidade).

A exposição é uma parceria da Associação Araci (Associação Renascer em Apoio à Cultura Indígena) com o curso de Artes Visuais da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Faac/Unesp) em Bauru e Secretaria Municipal de Cultura.

DETALHES

A abertura terá poesia, música e palestras (entre as quais, do cacique da aldeia Kopenoti, Edenilson Sebastião, o Chicão, e de Rosa Simões, professora do Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faac/Unesp).

No local o público pode, ainda, conferir cerca de 20 obras de arte em forma de escultura, cerâmica, quadro e tecelagem, produzidas por 30 alunos do 3o ano da disciplina de antropologia da arte da Unesp.

Os trabalhos retratam a diversidade de tribos como terena, guarani e kaingang e vão ficar expostos até o dia 31 de agosto. "Foi um desafio por conta da riqueza de diversidade cultural. A exposição foi produzida através do olhar de inspiração dos alunos", explica Rosa.

Irineu Nje'a, da tribo terena e presidente da Araci, é idealizador da palestra "Fortalecendo a Identidade Indígena do Brasil" no qual incentivou os alunos e criar a exposição. Ele explica a importância dela para a data. "A expectativa da exposição é transmitir a existência dessa diversidade indígena para a sociedade, trazer conhecimento através da arte", diz.

SERVIÇO

Exposição "Arte e Diversidade Indígenas": de hoje a 31 de agosto com visitação das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, no Piso Superior do Centro Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, localizado na avenida Nações Unidas, 8-9, Centro. A entrada é gratuita.

https://www.jcnet.com.br/Cultura/2017/08/indigenas-inspiram-exposicao-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.