VOLTAR

Indígenas fazem reivindicações

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
07 de Jun de 2004

Ivonete no 4o Fórum da Cidadania dos Povos Indígenas

Depois de elaborar um documento com 53 resoluções, líderes de 35 das 36 comunidades indígenas do Rio Grande do Sul encerraram ontem, em Viamão, o 4o Fórum Estadual da Cidadania dos Povos Indígenas. O texto será encaminhado aos órgãos estaduais e federais que tratam da questão indígena. Também foram escolhidos os coordenadores e os 34 novos representantes dos índios no Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepi), ligado à Secretaria Estadual do Trabalho. O novo coordenador guarani é Maurício dos Santos, da comunidade da Estiva, em Viamão, e pelos caigangues, manteve-se Antônio Claudino Ning, de Serrilha, Ronda Alta.

Entre as principais reivindicações dos cerca de 25 mil índios que vivem no RS estão o avanço na recuperação ambiental de suas terras e a erradicação do déficit habitacional. Ainda solicitam a implantação do curso de magistério na Escola Indígena de Inhacorá, estruturas que possibilitem a venda de artesanato em rodovias estaduais e a implantação de cursos específicos para as comunidades indígenas na Universidade Estadual. O fórum promovido pelo Cepi reuniu 135 líderes. Ficou definida a organização do Fórum Social Indígena em 2005. Segundo a coordenadora executiva do Cepi, Ivonete Campregher, algumas resoluções, como as relativas à habitação, integram atividades em andamento. Um programa do governo estadual fixa o prazo de três anos para acabar com o déficit habitacional das comunidades indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.