VOLTAR

Indígenas estão acampados há quase um mês na Secretaria do Índio de RR

G1 - http://g1.globo.com
Autor: Natacha Portal
11 de Fev de 2014

Dentre as reivindicações está o pedido para saída de secretário estadual. Secretário do Índio alega que não há consenso dentro do grupo.

Os indígenas que estão acampados desde 17 de janeiro na Secretaria do Índio (Sei), reclamam que nada foi feito até então para atender as reivindicações do grupo. Segundo Eliseu Pereira, líder da comunidade Pé da Serra, localizada no município de Uiramutã e membro do Movimento por Política Justa e Solidária (MPJUS), além de não haver diálogo com a Secretaria, os indígenas são constantemente chamados de 'incapazes' e está havendo uma pressão para que o grupo deixe o acampamento armado atrás do prédio da Secertaria.

De acordo com Pereira, documentos contendo as reivindicações do grupo foram enviados para vários órgãos, entre Ministério Público Federal (MPF) e Fundação Nacional do Índio (Funai), porém até o momento não houve resposta. "Ficaremos acampados até haver uma posição do governo", afirmou.

Ainda segundo ele, o grupo formado por indígenas das etnias Ingarikó, Patamona, Wapixana e Macuxi está sendo pressionado a deixar o lugar. "Não podemos utilizar os banheiros e nem a cozinha. Na quinta (5), recolheram as cadeiras e uma mesa que tínhamos aqui [pertencentes à Secretaria] e também queriam levar nossas vasilhas", alegou.

Um dos pontos de reivindicação do grupo era a distribuição imediata do material armazenado na Secretaria. Conforme Pereira, parte do material e sementes foram retirados do prédio na semana passada, porém o grupo não sabe para onde foram levados.

Pereira também relatou que na quinta-feira (6), o grupo havia organizado uma manifestação pacífica em que eles se vestiriam a caráter e dançariam o parixara com o objetivo de chamar a atenção para a causa indígena. Segundo ele, antes de amanhecer havia policiais militares na Secretaria, prontos para reprimir qualquer iniciativa dos indígenas

"A represália é constante aqui [na Secretaria]. Eles [policiais] chegaram antes de amanhecer e não permitiram que nos manifestássemos", reclamou Pereira.

Outro lado

Segundo Chico Roberto, gestor da Secretaria, houve uma reunião com a então liderança do grupo na segunda-feira (3), e havia sido acordado que ele levaria a pauta indígena para o governador.

"Na quarta-feira (5) à noite, recebi uma ligação de uma funcionária da Secretaria dizendo que foi alertada por um dos indígenas para não ir trabalhar na quinta (6), pois eles iriam ocupar e depredar todo o prédio. Então, solicitei a presença da Polícia Militar" alegou.

Ainda de acordo com o secretário, há uma desorganização no movimento indígena. "A reunião ocorreu com Rondinele Moraes, então coordenador do movimento. Mas não o vejo mais com os outros no acampamento. Ele desistiu", relatou.

Roberto afirmou que a distribuição do material guardado na Secretaria está seguindo o cronograma do órgão. "Eu não tenho que executar as coisas aqui porque eles estão falando. A distribuição foi feita de acordo com o preestabelecido", declarou.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2014/02/indigenas-estao-acampado…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.