VOLTAR

Indígenas do Vale do Javari ocupam sede da Funasa em Atalaia do Norte

Coiab-Manaus-AM
30 de Jun de 2004

Cerca de 40 indígenas vinculados ao Conselho Indígena do Vale do Javari (Civaja), ocuparam às 8:45 da manhã desta quarta-feira (30/06), a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no município de Atalaia do Norte, estado do Amazonas. As lideranças dizem ter tomado essa decisão em protesto ao comportamento da Funasa, que mesmo sendo a primeira responsável pela saúde indígena e parte direta da co-gestão do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Javari, tem tentado jogar a culpa no Civaja pelas falhas do atendimento à saúde na região. O outro motivo da ocupação, segundo os líderes, é o fato da Funasa não ter tomando as providências necessárias para dar um basta aos graves problemas de saúde que vem vitimando os índios da região, em cumprimento do "Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta" (Tac) firmado pelo órgão, em 21 de agosto de 2003, perante o Ministério Público Federal. No Tac, a Funasa se comprometia a executar todas as metas do Plano de Saúde, além de implementar medidas adequadas de gestão do Dsei Javarí e de articulação com o Civaja.
A revolta dos índios do Vale do Javari aumentou com a morte de mais dois indígenas nos últimos dias. Um índio marubo morreu a semana passada, e uma criança, uma menina de 12 anos, morreu ontem, possivelmente pela mesma hepatite que o ano passado vitimou a mais de 15 indígenas. Segundo Clovis Marubo, um das lideranças do Civaja, não há profissionais de saúde nas áreas, consequentemente o atendimento está parado, nem vacinações estão acontecendo, casos de malária estão aumentando, agravando dessa forma a situação que já foi considerada como de calamidade pública pela organização indígena.
Os indígenas, ameaçam permanecer na sede da Funasa de Atalaia do Norte, até que o coordenador do Departamento de Saúde Indígena (Desai) e o Presidente da Funasa compareçam no município, para atenderem com urgência as demandas dos povos indígenas do Vale do Javari, fazendo valer a responsabilidade do órgão gestor da saúde indígena definido claramente na Portaria Ministerial de No 070, de janeiro de 2004. Caso isso não aconteça, os líderes do movimento prometem reforçar a ocupação com pelo menos 500 indígenas vindos das diferentes aldeias do Vale do Javari.
Para outras informações entrar em contato com Clovis Marubo, na sede da Funasa em Atalaia do Norte, pelo telefone (97) 4171160, ou com Jorge Marubo, na sede do Civaja, pelo telefone (97) 4171128. Informações complementarias podem ser obtidas com o Paulino Montejo, da Assessoria de comunicação da Coiab em Manaus, pelos telefones (92) 2331171/2330548/2345186.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.