VOLTAR

Indígenas do Vale do Javari apóiam trabalho da SESAI

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
12 de Jan de 2011

O esforço concentrado da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, em melhorar a situação dos índios do Vale do Javari já começa a surtir efeito. O Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) da região, principal órgão de controle social indígena, manifestou seu apoio, na última sexta-feira (07), através de um ofício, assinado pelo presidente do órgão, Jorge Marubo, parabenizando a Secretaria pelo empenho em mudar o quadro da saúde indígena da região.

Em certo trecho da carta, o presidente do Condisi ressalta a importância da visita dos gestores da SESAI ao Vale do Javari. "...Essa atitude demonstra a importância do diálogo direto com as populações indígenas, sobretudo na perspectiva da consolidação de uma maior participação dos povos indígenas em todo processo de discussão e deliberação sobre a atual política de atenção à saúde indígena....", disse Marubo. (clique aqui para ler a carta na íntegra)

Vale lembrar que um dos objetivos da SESAI é o fortalecimento do controle social indígena.

A equipe que foi até o Vale do Javari avaliar a situação e implementar ações para o fortalecimento da gestão do DSEI é formada por Antônio Costa, designado para responder pela chefia do Dsei Vale do Javari, desde o dia 30 de dezembro, de acordo com a portaria No 4.268, Jazon Moreira, Consultor do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI), Bianca Coelho Moura, Assessora do Gabinete da SESAI e responsável pelo controle social e Edemilson Canale, Assessor Especial Indígena do Gabinete da SESAI.

Visita

No dia 31 de dezembro do ano passado, enquanto muitos se preparavam para passar a virada do ano com os seus familiares e amigos, uma equipe com quatro gestores da Sesai foi enviada ao Vale do Javari. Desde então, encontram-se na região com o objetivo de fazer um levantamento das condições de saúde no local, das condições em que os profissionais de saúde trabalham e das condições do saneamento ambiental da região onde vivem os povos indígenas.

O Vale do Javari é um dos locais do Brasil de mais difícil acesso. Diante disso, o Ministério da Saúde trabalha para oferecer uma saúde de qualidade para os mais de 3500 índios, de seis etnias diferentes, que vivem no local. A SESAI visa, ainda, fortalecer as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) no Vale do Javari para o combate a doenças como a Hepatite e a Malária.

Com o diagnóstico feito pela Missão Especial, será possível planejar e por em prática um conjunto de ações que promovam a saúde e que garantam assistência aos povos indígenas. Antônio Alves, Secretário Especial de Saúde Indígena, afirma que a situação no Vale do Javari vem merecendo a atenção especial da SESAI mesmo antes da sua criação: "é a primeira ação pontual da Secretaria, ainda em fase de organização, devido à urgência na solução dos problemas no local".

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.