VOLTAR

Indígenas do Rio Negro Reunem-se para XIX reunião do CAF

Infoirn-São Gabriel-AM
31 de Ago de 2002

Representantes indígenas das 49 organizações de base da FOIRN reuniram-se em São Gabriel da Cachoeira - Am, para XIX reunião do CAF - Conselho Administrativo da FOIRN. A Abertura oficial da reunião, coordenada pela diretoria do CAF, aconteceu no dia 27/08, na maloca tradicional indígena. Na ocasião, Domingos Barreto, vice-presidente da FOIRN, falou que "O Conselho é a instância de controle social do movimento indígena no rio Negro, é o direito de exercer a cidadania. O controle social deve ser exercido em todos os níveis de representação da FOIRN: nas comunidades, nas associações locais e, no sentido mais amplo, que é no CAF, assim como em outras instâncias políticas do governo". Com isso, disse Barreto, "assegura-se um efetivo controle na elaboração de políticas, nos serviços e assistência às comunidades indígenas". Alfredo Fontes, Tukano, presidente do CAF, falou que o conselho administrativo da FOIRN, tem caráter deliberativo com funções de planejamento, supervisão, avaliação, acompanhamento na execução dos programas e ações, seja na área de educação, projetos sustentáveis nas comunidades indígenas". Segundo Fontes,"Nesta reunião tivemos a possibilidade de verificar de perto os trabalhos e recursos que são destinados as organizações e acompanhar o nível de gestão de recursos, além de amadurecimento nas discussões das políticas voltadas às populações indígenas".
Orlando de Oliveira, Baré, presidente da FOIRN, disse que a entidade gerencia hoje cerca de R$5.000.000,00 (cinco milhões) entre projetos mantidos em convênio com a FUNASA, Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Ministério do Meio Ambiente e de instituições parceiras da Europa, como o Horizont 3000, a Aliança pelo Clima e a União Européia.

A parceria é muito importante para efetivarmos projetos que garantam o desenvolvimento, a manutenção da identidade e o equilíbrio ecológico de nossas terras" diz o Baré.
Além de aprovar as prestações de contas dos projetos desenvolvidos no último semestre, dentre várias deliberações, os conselheiros assinaram um documento apoiando a Carta de Manaus, que trata da proteção dos recursos genéticos em suas terras e dos conhecimentos tradicionais a eles associados. O documento havia sido foi aprovado na I conferência de Pajés em Manaus, nos dias 22 e 23/08. No planejamento para o restante do ano, está agendada a Assembléia Geral da FOIRN, para o final do mês de novembro, onde deverão reunir-se mais de 300 lideranças das organizações filiadas a FOIRN.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.