VOLTAR

Indígenas do Pará preparam Mapa Cultural Tumucumaque

Site da Funai
29 de Ago de 2002

As comunidades Tiriyó, Wayana, Apalai e Kaxuyana, habitantes das Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Rio Paru D'Este, no Pará e Amapá, estão participando da preparação do Mapa Cultural Tumucumaque, realizado em parceria com a Funai (Administração Executiva Regional de Macapá/AM) e com a organização não governamental The Amazon Conservation (ACT). Entre outros aspectos, o Mapa Cultural vai apontar as 44 aldeias da região, os locais sagrados para os índios, os igarapés, fauna e flora.

Durante um mês, vinte indígenas treinados para realizar a pesquisa em conjunto com dois cartógrafos, um lingüista e equipe da AER de Macapá(AM) viajaram pela região visitando todas as aldeias e entrevistando as comunidades sobre as características e curiosidades culturais de cada local. Nesse período, foram levantados mais de dois mil nomes indígenas de lugares, igarapés, montanhas, locais sagrados, fauna e flora. O Mapa Cultural do Tumucumaque deverá ser lançado até o final do ano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.