VOLTAR

Indígenas do TO e MA participam de encontros para definir implantação da nova estrutura

Funai - www.funai.gov.br
08 de Set de 2010

Atendendo deliberação da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), a Fundação Nacional do Índio está realizando, entre setembro e novembro de 2010, vinte seminários regionais de informação e esclarecimento sobre o processo de reestruturação da instituição, consolidado por meio do Decreto no 7.056, de 28 de dezembro de 2009. Os seminários terão duração de três dias, sendo um dia de trabalho exclusivo com os servidores da região e os outros dois com servidores e indígenas. A Mobilização dos representantes indígenas foi feito através da CNPI e da Articulação dos povos indígenas do Brasil- APIB.

Os Seminários têm como objetivo informar e esclarecer servidores e indígenas sobre a nova estrutura da Funai, e definir uma agenda de trabalho e de planejamento com cada Coordenação Regional, visando a implementação de um plano de gestão institucional e administrativa com foco na criação dos comitês regionais, nos quais se institucionaliza o processo de gestão compartilhada das ações.

O Seminário de Palmas foi realizado entre os dias 08 e 10 de setembro, no Hotel Turin, com a presença de servidores das Coordenações Regionais e Coordenações Técnicas Locais da região de Tocantins e Imperatriz, além da Frente de Proteção Etnoambiental Awa-Guajá, que deverão atuar como multiplicadores das informações junto aos demais servidores das unidades regionais. O primeiro dia de trabalho foi dedicado exclusivamente aos servidores, com 50 participantes, e os outros dias houve a participação de cerca de cem lideranças indígenas.

O moderador Jaime Siqueira fez a abertura do evento, dando boas vindas e compondo a mesa de abertura com a: Diretora de Administração e Gestão, Francisca Picanço, o Coordenador de Palmas Clésio Fernandes de Moraes e do Coordenador de Imperatriz José Leite Pianco.

Clésio Fernandes, falou sobre a o papel da Coordenação de Palmas e suas expectativas em relação a reestruturação, da situação estrutural das Coordenações Técnicas Locais subordinadas à Coordenação Regional de Palmas, e das formas positivas como ele encara esse processo de mudança. Já o Coordenador Regional de Imperatriz, José Leite Piancó, fez um desabafo sobre as dificuldades enfrentadas em sua região, e da esperança que tem depositado no processo de reestruturação. "É algo veio para colocar o trem nos trilhos, é uma luz no fim do túnel. Estamos mostrando aos índios a nova realidade, estamos tentando acabar com o assistencialismo" afirma Piancó.

Na semana que antecedeu o Seminário, as lideranças das terras indígenas na jurisdição da Coordenação Técnica Local de São Luiz/MA participaram de encontro para tratar do tema. Cerca de 100 indígenas, na maioria da etnia Guajajara, receberam orientações sobre a implantação da nova estrutura, com explicações do ouvidor da Funai, Paulo Oliveira Pankararu, e do assessor do Gabinete do Presidente Lula, Paulo Maldos.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2010/setembro/un201…

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2010/setembro/un201…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.