VOLTAR

Indígenas do Alto Rio Negro aprendem Língua Portuguesa

A Crítica - http://www.acritica.com/
12 de Out de 2010

Cento e vinte oito indígenas da comunidade Iauaretê - localizada no município de São Gabriel da Cachoeira, a 858 quilômetros de Manaus -, participam amanhã (13) da solenidade de conclusão do curso de alfabetização do Projeto Educar Indígena, financiado pela Fundação Banco do Brasil.

A procura pelo projeto, de acordo com a coordenadora pedagógica do curso, Zilma Rosana Acevedo, foi uma iniciativa da própria comunidade, devido a necessidade de aprender a ler e a escrever na Língua Portuguesa.

"No distrito, muitos não falam o português e o BB Educar Indígena além de proporcionar aprendizado, trouxe também autoestima. Além disso, percebemos uma grande mudança no comportamento dos alunos, que hoje se sentem parte de um contexto do qual eram excluídos", avalia.

O programa também conta com a parceria da Associação dos Professores Indígenas do Alto Rio Negro (APIARN) e a Secretaria de Educação de São Gabriel da Cachoeira. O projeto foi desenvolvido por 10 meses, e a metodologia aplicada ao grupo foi adequada à realidade das comunidades indígenas da região do Alto do Rio Negro.

Os alfabetizadores, indicados e integrantes das comunidades participaram de um curso de formação específico, com carga horária de 80 horas, distribuídas em duas semanas. A formação é ministrada por educadores do programa BB Educar. O trabalho do alfabetizador consiste na formação de núcleos de alfabetização. As aulas são ministradas em locais cedidos pelas instituições envolvidas.

Entre as etnias que vivem no distrito de Iauaretê - situado a 500 quilômetros da sede de São Gabriel da Cachoeira -, estão índios das etnias tariana, kubeo, piratapuia, wanano, hupda, desano, tukano e karapana.

*Com informações da Fundação Banco do Brasil

http://www.acritica.com/amazonia/Amazonas-Amazonia-Manaus-Indigenas-Alt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.