VOLTAR

Indígenas discutem atendimento de saúde em Ji-Paraná

Rondonia ao vivo - www.rondoniaovivo.com
09 de Set de 2008

Com o propósito de avaliar, discutir e apresentar propostas visando melhorar o atendimento de saúde prestado pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia, lideranças indígenas, profissionais de saúde e técnicos da Instituição participam em Ji-Paraná, 19o Assembléia do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Porto Velho.

Hoje pela manhã (10.09), os participantes discutem o convênio firmado com a Asdefal e recebem Informações sobre o processo de implantação da portaria 2656, que regulamenta o incentivo a atenção básica e especializada. Á tarde, representantes da ONG Bio Amazônia (AM) falam sobre as atividades desenvolvidas pela entidade.

Também estão previsto para hoje, debate sobre o trabalho de Educação em Saúde, estrutura da Casas de Apoio a Saúde do Índio (Casai), distribuição de novos veículos, capacitações de agente indígena de saúde e, elaboração do planejamento das reuniões dos conselhos locais e distrital de saúde, para o exercício de 2008/2009.

A assembléia foi aberta oficialmente ontem (09.08) com a presença do coordenador regional da Funasa/RO, Josafá Piauhy Marreiro, que ressaltou a importância do encontro para melhoria do atendimento de saúde aos povos indígenas. Na oportunidade, técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, prestaram conta dos recursos administrativos e das ações desenvolvidas pelo órgão. As obras de saneamento executadas nas aldeias também estiveram em pauta.

A assembléia termina amanhã (11) com informes sobre Política Nacional de Saúde Indígena e a avaliação da reunião.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.