VOLTAR

Indígenas desistem de acampamento na Esplanada

Blog da Funai - http://www.blogdafunai.blogspot.com/
14 de Jun de 2010

Indígenas do Pernambuco, Maranhão e Paraná, que até sábado estavam acampados em frente ao Ministério da Justiça, estão retornando, a partir desta terça-feira (15), para seus Estados de origem. Representantes dos povos Guajajara, Xucuru, Pankararu e Kaingang decidiram, desde sábado (12), retomar o diálogo com a Funai, MJ e Presidência da República. Parte do grupo de indígenas permanecerá em Brasília, acampado na Esplanada dos Ministérios, renunciando à nova tentativa de diálogo do ministro Luiz Paulo Barreto, do assessor da PR, Paulo Maldos, e do diretor Aloysio Guapindaia, da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável.

A Funai mobilizou, ainda no sábado, uma equipe das Diretorias de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável e da Diretoria de Administração e Gestão para o transporte dos mais de 130 indígenas que estavam acampados para hotéis. Na segunda, uma comissão de representantes do Acampamento Revolucionário foram ouvidos e suas reivindicações inseridas no processo de reestruturação da Funai, iniciado em 2007.

A participação e o protagonismo das comunidades e organizações indígenas é fundamental para dar continuidade às mudanças promovidas para o fortalecimento da Funai, que inicia no final de julho um calendário de seminários de informação e preparação das oficinas de planejamento. Ao final das oficinas, as comunidades terão permanente participação assegurada nos Comitês Regionais, instância onde serão definidas as prioridades de atuação para as Coordenações Técnicas Locais e Coordenações Regionais da Funai.

http://blogdafunai.blogspot.com/2010/06/indigenas-desistem-de-acampamen…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.