VOLTAR

Indígenas denunciam abandono da Casai em Paragominas, PA

G1 - http://g1.globo.com/
23 de Abr de 2013

Casa de Apoio a Saúde Indígena não oferece infraestrutura adequada.
Há lixo espalhado, esgoto a céu aberto e banheiros em condições precárias.

Em Paragominas, sudeste do estado, as comemorações pelo Dia do Índio deram lugar à insatisfação com a falta de infraestrutura da Casa de Apoio a Saúde Indígena (Casai). Faltam macas, enfermarias, quartos. Os índios dormem em redes pelos corredores da casa e até construíram uma oca improvisada nos fundos do terreno.

No local, há lixo espalhado por todo lado, esgoto a céu aberto e banheiros em condições precárias. "Eu não to feliz. Feliz se eu estivesse na minha casa, mas eu tô aqui, quase no meio da rua dormindo. Quando chove molha tudo, olha como a casa tá... tudo feio", afirma Antônia Tembé.

A situação da Casai foi mostrada em junho de 2012. Crianças almoçavam sentadas no chão, por falta de um refeitório. Lonas eram utilizadas como paredes nos corredores para se proteger da chuva.

Dez meses se passaram e os indígenas ainda reclamam da estrutura da Casai. Eles dizem que a falta de higiene piora o estado de saúde dos indígenas. Além de não ter médicos para atender a demanda.

No quadro de funcionários, há apenas quatro enfermeiros e sete técnicos em enfermagem. Segundo a direção, em média 80 pacientes passam por mês pela Casai, em busca de tratamento. Mas sem o acompanhamento adequado, eles acabam buscando por atendimento no Hospital Municipal.

Faltam também remédios disponíveis para os índios. O local não é adequado para receber pacientes com viroses, infecções e recém nascidos. "A gente traz crianças, às vezes vem com uma doença, chega aqui se demorar muito, não pode, tem que retornar logo porque se ficar aqui, além daquela doença que já melhorou é arriscado pegar outra doença", conta a índia Agila Kapó.

A água para beber vem de um cano e a qualidade não é boa. "Não tem outra água pra gente beber, a água que tem é daí. Aí é o jeito a gente beber essa água mesmo. E criança ta adoecendo, adulto ta adoecendo e a gente não pode fazer nada", afirma Maiara Tembé.

A verba para compra de medicamentos e manutenção da Casai de Paragominas é repassada pelo Governo Federal ao Disei (Distrito Sanitário Especial Indígena), em Belém. O Disei na capital informou que a reportagem deveria procurar a assessoria do órgão, em Brasília. A reportagem da TV Liberal entrou em contato, mas não houve resposta.

A reportagem também procurou os responsáveis pela Casai em Paragominas, mas ninguém quis gravar entrevista.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/04/indigenas-denunciam-abandon…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.