VOLTAR

Indígenas de TO são beneficiadas com ações de saúde bucal

Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br/
19 de Jun de 2009

A Coordenação Regional da Funasa no Tocantins (Core/TO), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/TO), promove a partir da próxima segunda (22) ações de saúde bucal na etnia Krahô, localizada nos municípios de Goiatins e Itacajá, na região leste do Estado, cerca de 300 km da capital Palmas. A ação, que prossegue até o próximo dia 26 (sexta), tem por objetivo ampliar o atendimento odontológico visando diminuir as demandas reprimidas e os casos de urgências odontológicas.

O Projeto Saúde Bucal em Movimento foi lançado em março deste ano em parceria do Estado por meio das secretarias de Saúde/Cidadania e Justiça, Associação dos Idosos do Estado do Tocantins e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

O Dsei/TO atende uma população de 9.378 indígenas composta por seis etnias, situadas em diferentes regiões do Estado. Nesses três meses de execução o Projeto já atendeu as etnias Xerente e Apinajé, beneficiando 800 pessoas e a realizando cerca de três mil procedimentos, entre individuais e coletivos, como exames clínicos, restaurações, aplicação tópica de flúor, escovações supervisionadas e a distribuição de Kits de higiene bucal.

Na ação, a Fundação disponibiliza consultório odontológico, móveis, materiais de prevenção e restauração, materiais didático/educativos e mobiliza uma equipe de oito cirurgiões dentistas, sendo seis da Funasa e dois do Estado, além de técnicos e agentes de saúde.

Para o coordenador técnico do Programa de Saúde Bucal do Dsei/TO, Jefter Mendes Chaves, um dos focos do Projeto é o resgate da escovação dos dentes para prevenção das cáries que irá ser intensificado com ações de educação em saúde pelas equipes de saúde. Ainda, segundo Chaves, a meta do projeto é atender as demais etnias até o final do mês de outubro, contribuindo para manutenção da saúde bucal com a formação de hábitos saudáveis.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.