VOLTAR

Indígenas de RO voltam a protestar pedindo medicamentos e profissionais de saúde na Casai

G1 RO - g1.globo.com/ro
Autor: Victória Ferreira
11 de Abr de 2022

Manifestação é pacífica e acontece na Casai em Porto Velho. Primeiro protesto foi registrado em 1o de abril.

Por Victória Ferreira, Rede Amazônica

11/04/2022 20h30

Indígenas, principalmente da etnia Karitiana de Rondônia, voltaram a protestar na sede da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Porto Velho, nesta segunda-feira (11). No dia 1o de abril o grupo também fez um protesto no local.

A manifestação é pacífica e pede melhorias e respeito nos atendimentos e decisões que envolvem a saúde dos povos indígenas.

Segundo os manifestantes, o serviço de saúde oferecido pela Casai está defasado. No polo de Porto Velho faltam medicamentos e não há profissionais suficientes para atender a comunidade.

O impasse
Em 1o de abril o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), responsável pela Casai, negou para a Rede Amazônica a falta de profissionais para atender as comunidades indígenas.

Segundo lideranças indígenas, após o protesto do dia 1o, ficou acordado que até o dia 6 de abril, as denúncias seriam analisadas e os indígenas teriam um retorno oficial do Dsei sobre o caso, mas as lideranças dizem que não receberam comunicado. Por isso, os manifestantes retornaram ao local nesta segunda-feira (11).

A entrada e saída de profissionais e os atendimentos seguem ocorrendo normalmente na Casai mesmo com o protesto.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2022/04/11/indigenas-de-ro-vol…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.