VOLTAR

Indígenas de oito comunidades do Nordeste produzirão livros digitais

ONU- http://www.onu.org.br/
08 de Abr de 2014

Dezesseis jovens indígenas de oito comunidades do Nordeste se reunirão para aprender a criar e gerir seus próprios negócios criativos, entre os dias 11 a 15 de abril na sede da ONG Thydêwá, em Olivença, Ilhéus (BA).

O primeiro empreendimento escolhido pelo grupo é a realização de uma coleção de livros digitais feito pelos próprios indígenas. Serão lançados dois e-books em quatro línguas - português, francês, inglês e espanhol - e estarão disponíveis à venda nas principais lojas do comercio eletrônico editorial.

Este será o primeiro de três encontros presenciais de 40 horas que, aliado ao trabalho a distância, em um ano levará à publicação dos e-books e alguns conteúdos à disposição gratuitamente.

"A ideia é fortalecer os talentos e as capacidades dos indígenas para serem empreendedores criativos em prol de suas culturas e também para se posicionarem melhor na concepção da sustentabilidade cultural e financeira de suas comunidades", comenta Sebastián Gerlic, um dos coordenadores do projeto.

"Três oficineiros e facilitadores são convidados para esta semana e junto aos indígenas irão desenvolver oficinas de artes e contação de histórias. Tudo isso visando despertar o potencial artístico de cada participante e também o fortalecimento e valorização da própria história indígena", acrescenta Fernanda Martins, também coordenadora da iniciativa.

O projeto incentivará também outros empreendimentos de Economia Criativa e Solidária de autoria dos jovens indígenas, integrando as ações da Rede de Pontos de Cultura Indígena do Nordeste - Mensagens da Terra, contando com a parceria do Ministério da Cultura.

O encontro faz parte do projeto "Livros Digitais Indígenas", de autoria da ONG Thydêwá, com o apoio do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (IFCD) da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO.

http://www.onu.org.br/indigenas-de-oito-comunidades-do-nordeste-produzi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.