VOLTAR

Indígenas de MS receberão cartilha sobre amamentação

MS Notícias
13 de Ago de 2007

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em parceria com o governo de Mato Grosso do Sul, elaborou uma cartilha sobre amamentação destinada aos povos indígenas. A iniciativa é inédita no País e vai atender, na primeira etapa, as aldeias da região sul do Estado.

A idéia foi desenvolvida por técnicos da Core/MS e da Secretaria de Estado de Saúde, em conjunto com lideranças das aldeias e da própria população indígena, que hoje soma quase 61 mil pessoas. As ilustrações foram elaboradas por índios de diferentes idades das etnias Kadwéu, Terena e Guarani-Caiuá.

O lançamento oficial da cartilha aconteceu na última quinta-feira (9), no auditório da Governadoria com a presença do governador André Puccinelli, do presidente do Conselho Distrital Indígena (Condisi), Fernando Silva Souza, do chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Mato Grosso do Sul, Nelson Carmelo Olazar, e do responsável pela Seção Operacional Dsei/MS (Saope), Valmir Vieira, além das nutricionistas Juliane Almeida Viveiros e Sheila Gomes do Prado, que ajudaram na elaboração do material.

O trabalho de coleta de dados e seleção de ilustrações teve início há mais de dois anos com a realização de oficinas nas aldeias de Caarapó, com os Guarani-Caiuá, em Porto Murtinho, com os Kadwéu, e Aquidauana, com os índios Terena.

Ao todo, foram impressos 10 mil exemplares que serão distribuídos a partir da segunda semana do mês de outubro. De acordo com o cronograma da Core/MS, em agosto e setembro, vão acontecer várias oficinas de capacitação para que os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e as equipes de saúde que trabalham nas aldeias possam estar preparados para a leitura adequada da cartilha.

O principal objetivo da cartilha é incentivar o aleitamento materno até o segundo ano de vida do bebê, aumentar a qualidade de vida e garantir a sobrevivência de centenas de crianças indígenas, reduzindo com isso os índices de mortalidade infantil.

O presidente do Condisi, Fernando Silva Souza, que representou a população indígena, recebeu do governador o primeiro exemplar das cartilhas e ressaltou a expectativa em torno da próxima fase do projeto que é a distribuição nas aldeias para as equipes de saúde, professores, lideranças indígenas e principalmente as mães em fase de amamentação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.