VOLTAR

Indígenas de Mato Grosso do Sul serão vacinados na 2ª

Aquidauana News
13 de Abr de 2007

Tem inicio na próxima segunda (16) e prossegue até o próximo dia 26 (quinta) a vacinação na população indígena das aldeias Amambaí, Guassuty, Jaguari, Limão Verde e Taquaperi, localizadas no município de Amambaí. A ação será realizada pela Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul em conjunto com a Prefeitura Municipal de Miranda, que fornecerá os insumos, e aplicada pela equipe multidisciplinar de saúde indígena da Funasa, composta por médicos e enfermeiros que atuam no Pólo-base de Amambaí.

Segundo a coordenadora técnica e enfermeira do Pólo, Maysa Rodrigues Nascimento, a vacinação será realizada em micro-áreas dentro das aldeias e tem como objetivo vacinar crianças e adultos, priorizando a vacinação nas mulheres em idade fértil, de 12 à 39 anos, e crianças menores de cinco anos.

Durante a vacinação a equipe estará verificando os cartões para identificar se o esquema vacinal está completo e, ao mesmo, tempo estará cadastrando a população no banco do Siasi (Sistema de Informação de Atenção a Saúde indígena).

"A intenção de realizar o cadastramento da população é uma forma de saber como está à cobertura vacinal dentro da aldeia", esclarece Maysa.

De acordo com Maysa, a vacinação é um modo de prevenir e evitar as doenças como poliomilite, difiteteria, hepatite B, febre amarela, tríplice viral, varicela, pneumonia e gripe.

No mês de maio será realizada busca ativa na população indígena, pelos agentes de saúde indígena como uma forma de vacinar os faltosos.

O Pólo de Amambaí conta com uma população estimada em 11.300 habitantes que residem em cinco aldeias da região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.