VOLTAR

Indígenas de Douradina invadem fazenda em Rio Brilhante

Campo Grande News
Autor: Humberto Marques
19 de Mar de 2008

Indígenas da aldeia Panambi, em Douradina, ocuparam a fazenda "Toinho", localizada ao lado da fazenda "Santo Antônio da Nova Esperança" - ocupada anteriormente no final de fevereiro. As duas propriedades rurais ficam em Rio Brilhante. Conforme informações do site Dourados News, as autoridades policiais foram acionadas, mas ainda não analisaram que providência tomar.

Na primeira invasão, os indígenas argumentaram que a área rural pertence a um território tradicional indígena. Margarida Nicoletti, administradora-geral da Fundação Nacional do Índio no Cone Sul, já esteve no acampamento montado pelos indígenas na área, e informou que os responsáveis pela ocupação exigem estudo antropolítico para comprovar que a área faz parte de território indígena.

A administradora confirmou a solicitação de uma equipe técnica para efetuar tais levantamentos. Ela informou, ainda, que o grupo se negou a deixar a propriedade. Os índios estariam alojados em uma mata próxima à reserva ambiental da fazenda, que possui três mil hectares. As terras foram arrendadas, e os contratantes já informaram os proprietários que, por sua vez, lavraram boletim de ocorrência sobre o caso.

Um dos proprietários da área é o advogado Mário Júlio Cerveira, de Dourados. Ele disse que, embora a ocupação tenha ocorrido pacificamente, os índios não permitem a aproximação dos empregados. Ele informou que será solicitada na Justiça a reintegração de posse.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.